10 formas de obter proteínas sem comer carne

O corpo precisa de proteínas para construir e reparar todos os tecidos. Os homens precisam de 56 gramas deste nutriente todos os dias e as mulheres cerca de 46 gramas. A proteína existe sobretudo em produtos de origem animal. Mas não só. Fique a saber onde.

Feijões – Meia chávena tem 7 gramas de proteína e à volta de 105 calorias. Seja preto, vermelho, branco ou amarelo, são ricos em proteína e fibras, com pouca ou nenhuma gordura. Há tantas receitas deliciosas onde os pode usar.

Brócolos – Uma chávena contém 3 gramas de proteína e cerca de 20 calorias. Tem ainda um alto teor de fibras, vitaminas A, C e K.

Grão-de-bico – Meia chávena contém 7 gramas de proteína e 145 calorias. Para além de serem uma fonte de proteína, são ricos em fibras, pobres em gorduras e constituem fontes sólidas de minerais como ferro, zinco e vitamina B.

Tofu – Meia chávena contém 10 gramas de proteína e 90 calorias. Versátil e pobre em gorduras, este produto oriundo da soja pode ser cozinhado como substituto dos produtos de origem animal, como carne e ovos.

Sementes de cânhamo – Um colher de sopa contém cerca de 5 gramas de proteína e 40 calorias. Estas sementes são fonte de proteínas completas e minerais essenciais como zinco, magnésio e ferro. São também ricas em ómega 3 e ácidos gordos essenciais. E são doces, podendo substituir o açúcar.

Leite de soja – Cada copo tem 8 gramas de proteína e à volta de 110 calorias. O leite de soja tem o maior número de proteínas de todos os leites vegetais (como o leite de amêndoa ou o leite de arroz). Não contém gordura saturada, ao contrário do leite de vaca. Nem lactose.

Aveia – Meia chávena contém 5 gramas de proteína e 150 calorias. Mas rica em proteína e mais pobre em hidratos de carbono que a maioria dos grãos integrais, a aveia também ajuda a manter estáveis os níveis de açúcar no sangue, impedindo quebras de energia.

Quinoa – Tem 4 gramas de proteína por cada meia chávena e cerca de 115 calorias. A quinoa é rica em proteínas e contém todos os aminoácidos essenciais ao seu biossistema. É também rica em fibras, ferro e magnésio.

Sementes de girassol – Cada quarto de chávena contém 6 gramas de proteína e 185 calorias. É uma enorme fonte de energia, proteínas, vitamina E e gordura insaturada, saudável para o coração.

Sementes chia – Duas colheres de sopa têm 4 gramas de proteína e 140 calorias. Trata-se de um superalimento, muito nutritivo, rico em proteínas, antioxidantes e fibras.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *