Turismo Sustentável ou Turismo Responsável é aquele que pretende chegar às necessidades dos turistas sem esquecer ou obstruir as regiões preceptoras, protegendo-as e ampliando as suas oportunidades futuras.


O que é turismo sustentável?

Turismo sustentável é aquele que atende, simultaneamente, às necessidades dos turistas e das regiões preceptoras, ao mesmo tempo em que protege e amplia as oportunidades para o futuro. É um condutor à gestão  de todos os recursos, de tal forma que as necessidades económicas, sociais e ambientais possam ser satisfeitas sem desprezar a manutenção da integridade cultural, dos processos ecológicos essenciais, da diversidade biológica e dos sistemas que garantem a vida. Como podemos ver em Portugal a grande parte da biodiversidade não é aproveitada.


Qual a importância do turismo sustentável nos dias atua?

O planeamento e prática do turismo sustentável é a mais eficaz forma de evitar a ocorrência de danos irreversíveis nos meios turísticos, de minimizar os custos sociais, económicos e ambientais que afetam os moradores das localidades, e de otimizar os benefícios do desenvolvimento turístico.

Desenvolvimento
O Turismo Sustentável pretende assim, ser um condutor entre a gestão das necessidades e recursos – económicas, sociais e ambientais – das localidades e os turistas. Este tipo de turismo é um turismo responsável e coerente na medida que coloca a integridade cultural e moral dos processos ecológicos e da diversidade biológica, pretende assim criar um equilíbrio entre o turismo e meio ambiente.

O Turismo Sustentável baseia-se na ambição de fazer a diferença na população recetora e nos turistas que procuram as viagens para aprofundar horizontes. As principais diferenças deste tipo de turismo são as suas ideias e aquilo que procuram alcançar.

O Turismo Sustentável orgulha-se por respeitar a cultura dos locais e o ambiente natural do mesmo; contribui de forma ativa na economia das famílias locais; reconhece que a energia e a água são recursos preciosíssimos e que há necessidade de os preservar; proteger e melhorar os destinos turísticos para que no futuro mais turistas possam usufruir do local e que as pessoas que vivem lá possam ter uma vida tranquila; assegurar a proteção da vida selvagem dos locais e assumem as responsabilidades pelas ações causadas pelos turistas e pelo turismo.

Existe diversos passos a ser dados no que diz respeito aos “pilares” do Turismo Sustentável, mas cabe a todos nós ter uma visão alargada sobre este tipo de turismo e consciência para ajudar e preservar os destinos de férias que são visitados.

Trabalhamos em parceria com clientes, colaboradores, fornecedores, comunidades locais e organizações não-governamentais a fim de obter e oferecer um turismo sustentável apoiando o turismo e as comunidades.

O objetivo é construir e orientar uma indústria de turismo que beneficie e satisfaça tanto os que viajam como o destino e a comunidade local (através de proteção e lucro económico). Ajudando a proteger o ambiente natural, a sua cultura, os seus hábitos e tradições estamos a assegurar a felicidade das populações residentes o que irá permitir também uma maior disponibilidade destes em receber os turistas. Ensinar à população os benefícios do turismo é uma forma também de melhorar a hospitalidade para com os turistas o que irá contribuir para a satisfação dos turistas e promover o seu regresso.

Tudo isso pode nos dar uma experiência de férias ainda melhor, bem como ajudar a garantir que são ótimos os lugares que visitamos e preservá-los para as gerações seguintes.

Cuidamos do meio ambiente
As motivações dos turistas pelos destinos eleitos são variadas mas existem fatores comuns a todas: o clima e as características de Portugal. Mas para que esse destino turístico tenha sempre a mesma aceitação pelos turistas é necessário minimizar o impacto causado pela ação do turismo para assegurar a continuidade da escolha do local e proteger o património que o destino é, tanto hoje como para o futuro.

Problemas como o desgaste da camada de ozono, emissão de combustível, poluição e incêndios são aspetos que afetam o meio ambiente causando: mudanças climáticas bruscas, alterações dos padrões de precipitação, aumento do nível dos mares e glaciares e mudança de habitats.

Estamos atentos a todos os problemas que possam causar a morte, extinção e colocação de locais e meio ambiente em perigo.

O turismo sustentável e a sua prática é uma forma de otimizar os danos que o ambiente tem sofrido e sóbrios de todos os problemas acuamos de uma forma responsável perante os destinos turísticos.

O meio ambiente e o Turismo
O ambiente interfere diretamente nas escolhas e na experiência retirada pelos turistas do local.

Um meio ambiente cuidado e protegido resulta numa experiência de férias ainda melhor e a garantia de ótimos lugares para visitar através do alargamento da mente e do aproveitamento da beleza natural que os Pais  oferecem quer às gerações de hoje quer para as gerações vindouras.

O turismo sustentável dá a oportunidade de fazer a diferença quando viajamos. Ao escolher-mos um turismo responsável garantimos benefícios quer para os turistas quer para as populações locais e seu ambiente garantindo a sua continuidade e crescimento.

Ao fazer escolhas simples como a escolha pelo turismo sustentável, estamos ajudar a garantir a proteção do ambiente natural e oferecer o máximo benefício para as comunidades que vivem nos lugares que todos nós gostamos de visitar.

O turismo sustentável rege pelos princípios de minimizar os efeitos negativos causados pelo turismo sobre o meio ambiente e utilizar as receitas vindas do turismo para ajudar a proteger os recursos naturais das populações recetoras.

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *