Algar de Benagil é um dos locais divulgados quando o assunto são as praias do Algarve, inclusive pela impressa internacional. Não é para menos, esta praia/gruta de difícil acesso é mesmo fantástica.

 

Vamos começar por esclarecer que este lugar é na verdade um Algar, ou seja, é uma cavidade natural formada pela erosão do vento e da água. Este especificamente chama-se Algar de Benagil e fica localizado próximo à Praia de Benagil. 

 

Como chegar ao Algar de Benagil?

O acesso é feito somente por água, sendo assim existem algumas opções para chegar lá.

 

A primeira delas, mais fácil e confortável, é de barco. Saem passeios de várias praias próximas que incluem esta e outras grutas ao redor. Nós fizemos um passeio que saia da própria Praia de Benagil e custava 17€ por pessoa, pelo passeio de 1 hora (em baixa temporada). O ponto negativo do passeio de barco é que na maior parte deles não se pode descer do barco. Para aqueles que preferem fazer as coisas ao seu próprio ritmo, talvez esta não seja a melhor opção.

algar7

Outra opção é alugar um caiaque, normalmente as mesmas empresas que tem os passeios de barco também alugam o equipamento. A média de preço médio é 20€ no caiaque para 2 pessoas durante 1 hora. Uma boa alternativa para os indecisos é fazer um passeio de barco e se achar que vale a pena, alugar um caiaque depois. Como as empresas que disponibilizam as duas opções são muitas vezes a mesma, é até possível negociar um desconto.

 

Uma outra alternativa seria ir a nado. Não é algo que recomendamos muito para aqueles que não têm experiência de nadar no mar. Apesar do Algar de Benagil ser relativamente próximo da praia o passeio pode se tornar perigoso em dias de mar agitado, isso porque a costa é bastante rochosa.

Para os que moram ou vão passar vários dias ao Algarve vale a pena entrar em contato com a empresa que escolher para o passeio e perguntar como está o mar. Isso porque em alguns dias o mar está bem transparente, e em outros nem tanto. Essa variante pode tornar o passeio ainda mais bonito.

algar2

Outro passeio que recomendamos próximo ao Algar de Benagil é a Ponta da Piedade. Fica a aproximadamente 30 minutos de carro. Vale lembrar que essa praia já foi distinguida pelo jornal americana Huffington Post como a possível praia mais bonita do mundo.

algar3

As fotografias deste post foram gentilmente cedidas pelo Miguel Teotónio, de Beja. Também é possível ver mais algumas na página dele! Vale a pena 😉

 

Fonte:Live Portugal 

Fotos:Miguel Teotónio

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *