Aconchegada entre falésias recortadas, a Praia do Camilo possui um pequeno areal ao qual se acede por uma escadaria com cerca de 200 degraus. Antes de iniciar a descida aprecie a paisagem que é deslumbrante.

Muito próximo e com acesso a partir da mesma estrada, situa-se a Ponta da Piedade, uma formação rochosa impressionante, com formas recortadas e grutas escavadas pelo mar. Este é um dos ex-libris da região, que poderá ser admirado na sua plenitude num passeio de barco, percorrendo o interior das grutas e as pequenas praias desertas encaixadas entre as rochas.

A praia do Camilo (vigiada e, segundo a autarquia de Lagos, “com boas condições balneares”), insere-se nas praias da Costa d’Oiro, assim chamada pelo coloração das rochas. São recantos de areias douradas e águas límpidas calmas, “encaixadas no rendilhado rochoso”, como resume a Câmara de Lagos. Várias interligam-se por túneis escavados na rocha, com “pequenas línguas de areia suave”. Estas “magníficas enseadas” começam na Praia Formosa (mais conhecida como da Batata) e prosseguem pela praia dos Homens, dos Estudantes, da Caldeira, do Pinhão, da Dona Ana, do Camilo, dos Pinheiros e até à Praia Grande.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *