O princípio base da Dieta Purificadora é muito simples: quem come bem terá uma boa digestão. E uma boa digestão é sinónimo de uma vida melhor. “As outras dietas dizem a quantidade que deve comer e a Adamski diz-lhe como ir à casa de banho”, afirma o criador desta “não-dieta”.

“Não mais sacrifícios, não mais dietas restritivas: para estar saudável por fora, temos de estar saudáveis por dentro”, afirma Frank Laporte-Adamski, criador da dieta purificadora. Este método nutricional garante um bem-estar a 360º. Depois de anos de experiência e investigação do aparelho digestivo, o professor, naturopata e osteopata francês Frank Laporte-Adamski, ao contrário dos nutricionistas que classificam os alimentos de acordo com a sua composição nutricional,divide os alimentos de acordo com a velocidade dos mesmos no trato intestinal. “ Diferentes estudos demostraram que o intestino é o nosso segundo cérebro, onde se encontram as nossas defensas imunológicas. Por consequência, é muito importante não obstruir os órgãos digestivos. Nos últimos trinta anos, estes são os princípios fundamentais onde baseei o meu método.”

O princípio da Dieta Purificadora

a dieta purificadora

Comer separadamente os alimentos de digestão rápida (de 30 minutos) dos desacelerados ou de digestão lenta (de 4 a 5 horas). É essencial evitar a combinação de alimentos rápidos e lentos. Se estes são misturados, os tempos de digestão aumentam excessivamente. Resultado, o sistema digestivo não pode eliminar completamente os resíduos e a acumulação de toxinas prejudicará outros órgãos.

Tal como descrito no seu primeiro livro The Nutrition Revolution, a Dieta Purificadora introduz a diferenciação entre alimentos rápidos/ácidos e os lentos/não-ácidos. “Atenção que o facto de chamarmos ácido e não-ácido, nada tem nada a ver com o sabor ou sequer com o pH dos alimentos. Apenas se refere à reação dos alimentos no trato digestivo”, alerta o naturopata.

a dieta purificadora

A dieta não-dieta

“Como regra, lembre-se sempre de consumir as refeições rápidas, pelo menos quatro ou cinco horas depois das lentas. E as lentas uma hora e meia depois das rápidas. Dito isto, sugiro que não petisque muito entre as refeições. Isso significa manter o tubo digestivo constantemente ocupado a digerir, privando-o dos intervalos de ‘vazio’ necessários para descansar e para se ‘autolimpar’”, aconselha o naturopata.

Tudo o que comemos deixa resíduos nas paredes do tubo digestivo, o que acaba por o irritar, No pior dos casos, entupir. O corpo sente-se pesado, menos activo e mais exposto a distúrbios como dores de costas, enxaqueca, insónia e problemas circulatórios.

“FLA, o método Adamski, ensina a adaptar a alimentação. Nada tem a ver com uma dieta para perder peso ou outras técnicas de emagrecimento. É a única dieta que não proíbe nenhum alimento! Apenas os que os médicos nutricionistas desaconselham. Esta é uma não-dieta e que a leva à casa de banho!“, afirma Frank Laporte-Adamski.

Este livro é o suficiente para perceber a dieta e, a seguir, ver a diferença em 3 a 4 dias. Melhor ainda se for seguida por um nutricionista. Em adição ao reajustamento alimentar, a Dieta Purificadoraoferece diferentes técnicas manuais de forma a acelerar e acompanhar o tratamento do trato digestivo”, aconselha Adamski.

 

BY

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *