Horta no Jardim
Quer produzir biológico e não sabe como começar?

Temos 5 dicas para iniciar o seu projecto…
Primeiro de tudo deve decidir o que pretende produzir, o espaço que tem certamente dá-lhe a oportunidade de semear e/ou plantar o que precisa para consumir vegetais frescos e de preferência biológicos.

Muito bem… primeira pista, aposte na variedade e diversidade de culturas da sua horta, quanto maior diversidade… melhor, é essencial para produzir biológico pois torna mais fácil o controlo de fungos e insectos indesejáveis.

Outro factor importante que deve ter em consideração é a luz, o local tem pelo menos 6 horas de luz natural por dia? Tem…? Óptimo, pode começar a planear, planear…planear.

Facilite Operações
Planeie para facilitar as suas tarefas, use o seu bom senso… adeqúe as tarefas ao espaço disponível. Por exemplo não faça canteiros muito largos (1m é suficiente) pois quanto mais largos, mais difícil é a sua manutenção, faça ruas largas o suficiente para entrar com o carro de mão ou com um tractor se for caso disso. Não ponha árvores de fruto no meio dos vegetais (provocam sombra e reduz a funcionalidade). A palavra de ordem é…não complique.

Diversidade
Depois de escolher o que quer produzir espalhe a imensidão de cores, tamanhos e formas pelo espaço disponível. Não semeie as alfaces todas no mesmo local espalhe-as por vários locais da sua horta, em caso de ataque de doenças não corre o risco de ficar sem elas…

Baixa Manutenção
Opte por técnicas e operações de baixa manutenção, tempo é dinheiro. O mulching, a escolha variedades resistentes às doenças, com podas reduzidas e que permitam escalonar a colheita (principalmente na fruta) são algumas das muitas opções a tomar, essenciais para reduzir custos com a manutenção da sua horta.

Sustentabilidade
Projecte a longo prazo, em dez anos uma figueira pode crescer muito e provocar sombra em parte da nossa horta reduzindo assim a sua área produtiva. Recicle e reaproveite a água das chuvas, coloque a sua horta perto de pontos de água. Opte sempre por variedades bem adaptadas à sua região, certamente serão menos exigentes em água e fertilizantes, a ideia será minimizar as necessidades externas da sua horta.

Eficiência Energética
Planeie o paisagismo da sua horta e aumente a eficiência energética. Evite sombra sobre a sua produção, coloque árvores de folha caduca (ficam sem folhas no Inverno) perto habitações ou armazéns, terá sol durante a época fria e sombra durante o Verão. Poderá reduzir 1/3 da sua factura energética.

Com estas dicas, pegue num lápis e numa folha de papel e faça um croqui do espaço, coloque as habitações, os pontos de água e algumas características que ache importantes (zonas mais húmidas e ventosas, pontos cardinais etc…). Verá que lhe facilita… e muito o seu trabalho.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *