vinho-art-terra-bio-by-hsm

Vinhos biológicos são, nada mais nada menos que, vinhos feitos através de uvas de produção biológica. Este tipo de produção é realizado sem recurso a produtos químicos, em solos revitalizados e enriquecidos apenas com matéria orgânica. Dispensando o uso de todos os produtos poluentes para o ambiente, os vinhos biológicos combinam as melhores práticas modernas com os saberes tradicionais da agricultura. Os produtores biológicos são obrigados a seguir normas de produção muito rigorosas, controladas por organismos de Certificação, segundo regras internacionais.

Mas se na parte da vinha é possível conseguir uma agricultura 100% biológica, o mesmo não acontece na adega. Ainda é muito difícil eliminar determinadas práticas (como o uso de anidrido sulfuroso) no processo de vinificação e conservação dos vinhos, pelo que ainda há muito poucos vinhos 100% biológicos.

Com as mudanças nos hábitos alimentares e nos estilos de vida, surgem cada vez mais consumidores interessados neste tipo de vinhos e, com isto, cada vez mais produtores a disponibilizarem esta opção.

Acompanhando esta tendência, damos-lhe algumas razões porque deve optar por vinhos biológicos:

1. Os vinhos biológicos têm maior valor nutritivo;

2. Nos solos regenerados e fertilizados organicamente, os alimentos mostram o seu verdadeiro aroma, sabor e cor, permitindo-nos redescobrir o verdadeiro terroir em que se desenvolvem;

3. A saúde humana beneficia da inibição do uso de produtos químicos;

4. Ao não utilizar produtos perigosos, elimina-se a possibilidade de contaminação dos lençóis de água – haverá mais água pura disponível.

Fonte:Vinha.PT

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *