STEVIA  – ADOÇANTE NATURAL, 10 A 20 VEZES MAIS DOCE QUE O AÇÚCAR

Stevia rebaudiana 
Stevia é um género botânico pertencente à família Asteraceae.
A Stevia é um pequeno arbusto (pode atingir 30 a 90 cm de altura) perene que pertence à família dos crisântemos e é nativo da América do Sul. As suas folhas são compridas e ovais, com orlas serrilhadas e produz pequenas flores brancas.

Stevia – Utilização e benefícios para a saúde:

A planta Stevia é um adoçante natural não calórico, contém edulcorantes naturais e a sua folha (seca) é 10 a 20 vezes mais doce que o açúcar de cana e o extrato “steviosídeo” ( pó branco, essência das suas folhas ) é até 300 vezes mais doce.

Os principais benefícios desta planta são:

A Stevia oferece aos consumidores vários possíveis benefícios para a saúde:
  • É um adoçante saudável para diabéticos – estudos demonstraram que pode ter efeitos benéficos nos níveis de insulina e glicose no sangue.
  • Não contém calorias – ajuda ao combate da obesidade, sendo que uma porção de 100 mg contém menos de meia caloria, e para além disso atenua a necessidade/desejo de comer.
  • Não altera o nível de açúcar no sangue.
  • Não é tóxica.
  • Inibe a formação da placa e da cárie dental – frui de conteúdo elevado em vitamina C e em clorofila, que reduzem o crescimento indesejado de bactérias na boca (protege do sangramento, inflamações das gengivas, cáries e tártaro).
  • Não contém ingredientes artificiais.
  • Pode ser usada para cozinhar.
  • Pode ser usada a nível cosmético – é usada em cremes, tornando a pele mais macia e firme, combate as impurezas, tonifica a pele e corrige as rugas.

Aplicações culinárias:

Esta planta, originalmente denominada como “erva doce”, possui várias utilidades na alimentação, sendo que pode ser uma substituta do açúcar, podendo usá-la no café, sobremesas, chás, sumos, gelados, pratos assados ou cozidos.

COMO UTILIZAR A STEVIA:

Como açúcar/adoçante
Líquido: leve as folhas até perto do ponto de fervura e pode usar essa água para adoçar chá, café, infusões ou bolos.
Seca: Pode ainda deixar secar as folhas ao ar livre em dias de Verão, evitando a exposição direta ao sol, ou pendurando plantas inteiras ou ramos de cabeça para baixo numa zona quente.
Folhas Frescas: Use como se de outro tempero de tratasse, adicione-as numa salada de fruta ou num chá para dar um agradável paladar. Use-a também na comida! Coque-a durante o cozimento ou no final, mas enauqnto ela ainda está quente. Fica bem em molhos de churrasco, moho agridoce, sopas, temperos de saladas, etc.

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *