Diz-se ‘kombutcha’, mas escreve-se kombucha e é a nova bebida da moda. Enquanto em Portugal ainda poucos a conhecem, em Espanha, no Brasil, EUA e Austrália já são milhões os que não a dispensam. Trata-se de chá verde ou preto fermentado e tornou-se popular por ser muito nutritivo e saudável. 

Tem propriedades antioxidantes, ajuda a desintoxicar o fígado, a perder peso e contribui para o bom funcionamento do sistema digestivo.

Conhecida pelos chineses como o elixir da saúde, é uma bebida milenar obtida pela fermentação do chá, preto ou verde, e açúcar. Após a fermentação a kombucha transforma-se numa bebida gaseificada repleta de vitaminas, enzimas, probióticos e ácidos com muitos benefícios para a saúde:

1. Sistema digestivo
Naturalmente antioxidante, a kombucha ataca os radicais livres capazes de provocar mal-estar digestivo. O elevado teor de ácidos benéficos, probióticos e enzimas também ajuda a combater o mal-estar digestivo.
Alguns estudos também comprovam que beber kombucha ajuda no tratamento da candidíase. As bactérias presentes na bebida ajudam o intestino a criar”bactérias boas”

2. Energia
A capacidade energizante da kombucha é atribuída à formação de ferro, libertado durante a fermentação do chá e de uma pequena quantidade de cafeína naturalmente presente.
O ferro presente na kombucha melhora o transporte do oxigénio no sangue. O consumo regular desta bebida faz com que os tecidos recebam mais oxigénio e a partir daí conseguem produzir mais energia.

3. Sistema imunitário
As vitaminas presentes na kombucha são os seus segredos para a protecção das células, doenças inflamatórias, depressão do sistema imunitário. Os probióticos presentes na kombucha fortalecem o sistema imunitário.

4. Protecção das articulações
Beber kombucha ajuda a prevenir e recuperar de lesões nas articulações. A glucosamina presente na kombucha preserva o colagénio e previne a dor nas articulações, além que o colagénio previne a aparição de rugas na pele.

5. Perda de peso
O consumo regular de kombucha estimula o metabolismo e limita a acumulação de gordura. A presença de ácido acético (também presente no vinagre de cidra) também ajuda a perder peso.

Como beber kombucha
A versatilidade da kombucha é um dos seus pontos fortes, podemos beber a kombucha bem fresca simples, com umas pedras de gelo para que fique bem gelada, com sumo de fruta, ou em smoothies.

Na fotografia, apenas adicionei um maracujá para adocicar mais a Kombucha, mas outra forma e mais cremosa pode ser em smoothie, Basta triturar uma banana com outra fruta a escolha e juntar a kombucha.

Fonte:sociedadevegan.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *