Ambiente,  Arquitectura,  Eco Casas,  Novos Rurais

Mais de 70% dos portugueses diz ter frio dentro de casa

O frio é mesmo um problema, até dentro de casa. Apenas um em cada 100 portugueses considera a sua casa termicamente confortável.

Quase três quartos revelam o contrário. Os dados são do inquérito do Portal da Construção Sustentável – em colaboração com a Quercus – e mostram que o desconforto térmico em casa faz com que os gastos de energia para colmatar as necessidades de aquecimento sejam elevados.

Dos cerca de 1.000 inquiridos, 74% consideram as suas casas frias no inverno, 25% dizem que são quentes no verão e apenas 1% refere que a sua casa é termicamente confortável. Dos portugueses que apontam ter a sua casa fria no inverno, 35% recorrem a mais roupa e mais equipamentos para se aquecerem, 21% têm equipamentos para esse fim e 20% só fazem uso de mais vestuário.

Ainda no caso dos inquiridos que consideram a sua casa fria, cerca de 21% aponta um aumento significativo de energia (quase o sobro) para manter o conforto térmico. E 37% revela não ter qualquer isolamento em casa, quase a mesma percentagem daqueles que dizem não saber se a sua casa possui isolamento (cerca de 35%).

“É nos edifícios que passamos cerca de 90% dos nossos dias”, sublinha a Quercus, para quem é urgente que os decisores governamentais e os municípios procurem perceber como evitar o desconforto térmico.

Para os ambientalistas, deviam ser definidas políticas locais que beneficiem a reabilitação sustentável dos edifícios existentes, apostando no isolamento para que o calor gerado dentro de casa se mantenha.

Fonte:Lusa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Show Buttons
Hide Buttons

Enjoy this blog? Please spread the word :)