Menu

Novos Rurais

Feito com ❤ por 290.000 amantes da natureza e dos animais.

Quem Somos

Somos amistosos e curiosos, inteligentes e irreverentes, engraçados e atarefados, brincalhões e trapalhões, optimistas e saudosistas, pensativos e cognitivos, ingénuos e ténuos, divertidos e vividos, sabichões e amigalhões, honestos e lestos, vaidosos e afectuosos, empenhados e assanhados, extravagantes e acutilantes, compreensivos e objectivos, sociáveis e admiráveis, distraídos e agradecidos, orgulhosos e atenciosos, pacatos e sensatos.

Novas formas de estar e de viver, marcadas pelo bem estar físico, espiritual e ambiental. Trabalhamos diariamente para construir um futuro mais sustentável.

Em meados do séc. XX, 30% da população mundial vivia em áreas urbanas, passando para mais de metade em 2018 (55%) e estimando-se que aumente para 68% até 2050 (ONU, 2018). A “Resiliência das Cidades” integra os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU em 2016, e as cidades devem caminhar para uma maior interação com a natureza, aproveitando todas as oportunidades para inserir a natureza e favorecer o contato das pessoas com os elementos naturais, através de uma infraestrutura ecológica de ligação da cidade ao território, que ofereça serviços ambientais e sociais. A agricultura urbana cumpre estes requisitos e a prática da produção biológica em hortas urbanas é altamente recomendável e essencial, devido à necessidade de respeitar e preservar os ecossistemas e de ser um sistema adequado de produção de alimentos, promovendo uma alimentação saudável.

Mas, como é, na prática, dinamizado o movimento Novos Rurais?

Reunindo e partilhando ideias, projectos e experiências, sobre a paixão da vida no campo. Agregando pequenos agricultores biológicos e aproveitando “este nicho da economia que é vital ao desenvolvimento do país”. Privilegiando, “de forma sistemática”, a aquisição de produtos portugueses, adquirindo-os a pequenos produtores e gerando riqueza no país, consolidando postos de trabalho nacionais.

Participar

Estamos à procura de colaboradores para ajudar a nossa comunidade a crescer. Queres contribuir para a construção da economia circular em Portugal? Precisamos de voluntários para dar apoio às nossas atividades, e de freelancers em várias áreas (especialmente engenharia ambiental e design) para desenvolvimento e implementação de projetos. Se estás interessado e tens pelo menos três anos de experiência, por favor contacta-nos para: geral@novosrurais.com

Quem Somos

Os Novos Rurais é o portal de Turismo e Lazer mais visitado em Portugal, com 5 milhões de visitas mensais. Somos uma aposta no crescimento sustentável, na promoção de uma economia circular e na produção de conhecimento.

João Monge Ferreira

Felizes dos que fazem por ser felizes.

[instagram-feed]