O que é um vegan? Em traços gerais, é um indivíduo que exclui da sua alimentação e lifestyle tudo aquilo que tenha origem animal, que tenha sido testado em animais ou que contribua de alguma forma para a exploração animal.

Na alimentação: a carne, peixe, ovos, leite e seus derivados, mel, bem como todos os ingredientes que tenham na sua composição alguma origem animal. No lifestyle: todo o vestuário e calçado cuja pele seja animal, todos os cosméticos e produtos que tenham ingredientes de origem animal ou tenham sido testados em animais e todas as iniciativas que contribuam para a exploração animal, como os circos, touradas, entre outros.

Mas afinal, qual o motivo que leva alguém a adotar o veganismo como estilo de vida? Existem dois grandes motivos que levam cada vez mais pessoas a adotar um estilo de vida vegan. O primeiro grande motivo é a preocupação para com todos os seres vivos e com a sustentabilidade ambiental. O segundo grande motivo, sobre o qual escrevo hoje neste artigo, é a preocupação com a saúde.

Uma das primeiras questões que me colocam acerca da minha alimentação é de que forma consigo obter todos os nutrientes que o nosso corpo precisa. A mãe natureza deu uma ajudinha nesta questão, pois os alimentos de origem vegetal têm todos os nutrientes necessários a uma vida saudável. Resumidamente, apresento uma lista das principais fontes vegetais de vários nutrientes:

Proteínas: Quinoa, leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico), oleaginosas (sementes, castanhas, amêndoas, nozes, tahin), cereais integrais e derivados (arroz, trigo, centeio, cevada), frutas (abacate, côco), legumes (beterraba, brócolos), algas, cogumelos.

Aminoácidos essenciais: A quinoa possui todos os aminoácidos essenciais. As proteínas são formadas por aminoácidos e todos os aminoácidos essenciais à nutrição humana podem ser encontrados nos alimentos de origem vegetal. A chave para conseguir todos os aminoácidos essenciais é variar ao máximo a alimentação, optando a cada dia por duas ou mais fontes e alternando-as.

Cálcio/Ferro: Quinoa, leguminosas, oleaginosas, vegetais verde-escuros (brócolos, quiabo, agrião, couves), fruta fresca, fruta seca (uva passa, figo, damasco), cogumelos.

Ómega-3 e Ómega-6: Quinoa, oleaginosas (sementes de chia, sementes de linhaça, óleo de linhaça prensado a frio).

Zinco: Leguminosas, oleaginosas, vegetais, frutas, cogumelos.

Vitamina B12: Este é o único nutriente que não conseguimos retirar dos alimentos vegetais. No entanto, basta consumir alimentos enriquecidos (leite vegetal suplementado, levedura de cerveja) ou suplementos vitamínicos para suprir as necessidades do nosso organismo.O truque é colorir ao máximo o prato e fazer uma alimentação muito variada. Desta forma, garantimos que estamos a obter tudo o que precisamos para nos mantermos sãos, sem carências de qualquer tipo. De facto, um vegan que faça uma alimentação variada e equilibrada, goza de muito mais saúde e muito menos problemas, quando comparado com um omnívoro.

São inúmeras as vantagens para a saúde ao adotar uma alimentação vegan. Os benefícios resultam essencialmente da ingestão inferior/nula de gordura saturada, colesterol e proteína animal, bem como da ingestão superior de hidratos de carbono complexos, fibra alimentar, magnésio, ácido fólico, vitamina C e E, carotenóides e outros fitoquímicos. 

As principais vantagens:

– Níveis de colesterol mais baixos;

– Menor pressão arterial e consequentemente menor risco de doenças cardiovasculares, devido à diminuição do consumo de gorduras saturadas;

– Menor risco de hipertensão;

– Menor risco de diabetes tipo 2;

– Menor taxa de obesidade;

– Menor risco de vir a ter alguma doença cancerígena;

– Melhoria do trânsito intestinal;

– Dieta nutricionalmente adequada durante a gravidez, com resultados positivos tanto para a mãe como para o bebé;

– Impacto positivo na saúde dos ossos, prevenindo a osteoporose;

– Menor propensão para doenças degenerativas mentais, como o alzeihmer;

– Dieta benéfica na prevenção e tratamento de doenças renais;

– Menor propensão a alergias;

– Aumento da esperança média de vida cerca de 10 anos face à média;

– Menor necessidade de utilização de medicamentos;

– Mais energia;- Melhoria dos sintomas depressivos;

– Melhor qualidade de vida.

Partilhando um pouco da minha experiência pessoal, desde o momento em o veganismo passou a fazer parte da minha vida, em janeiro de 2013, que melhorei consideravelmente a minha saúde e qualidade de vida. Perdi os 10 kg que tinha a mais, deixei de saber o que é uma constipação, aumentei a minha concentração e melhorei consideravelmente a minha memória. Tenho o paladar muito mais apurado, e os meus níveis de energia aumentaram substancialmente. Os problemas de trânsito intestinal que tinha anteriormente desapareceram por completo. 

Pelo caminho, descobri o verdadeiro prazer de cozinhar, com um mundo de possibilidades diferentes todos os dias. 

Cozinha Verde

Assim surgiu A Cozinha Verde®, em Maio de 2013. Com este projeto, pretendo dar a conhecer os benefícios da alimentação vegan, e demonstrar que não é difícil adotar este tipo de alimentação. 

A Cozinha Verde® é um serviço de entregas ao domicílio de refeições vegan, em Lisboa e Odivelas. Além disso, publico periodicamente na página de Facebook receitas, notícias e dicas para uma vida vegan saudável.

As encomendas podem ser feitas através da página de Facebook, por e-mail ou telefone, e ainda através da plataforma Foodzai.

O Menu está disponível no Facebook e vai sendo actualizado periodicamente com novas iguarias. Pratos salgados e doces, tudo homemade e vegan. Mostro assim como é possível fazer um bolo de chocolate delicioso sem ovos, ou saborear um chili sem carne de comer e chorar por mais.

Uma cozinha saudável, livre de crueldade e naturalmente vegetal. Porque nós somos o que comemos.Para finalizar, que o artigo já vai longo e a minha vontade de escrever ainda não desapareceu, um conselho: percam o preconceito e experimentem, nem que por uma vez apenas.

Por Ana Filipa Range

Facebook http://www.facebook.com/ACozinhaVerde

Blogue http://acozinhaverde.blogspot.pt/

Foodzai http://www.foodzai.com/filiparange

E-mail acozinhaverde@gmail.com

Telefone 911900522