Agricultura Biológica,  Alimentação Saudável,  Antienvelhecimento,  Novos Rurais,  Saúde

O que semear na horta em Novembro

As pessoas conheciam o tempo como ninguém e o «borda de água» era uma referência para os agricultores mais antigos. Hoje, as estações estão misturadas e já é difícil definir épocas de cultivo. Sabe o que pode semear em Novembro? Coloque as botas e entre na horta connosco.

Neste mês de Novembro, no pomar as árvores de fruto devem ser estrumadas no crescente, podadas no minguante e protegidas das geadas. Plantam-se cerejeiras, pessegueiros, pereiras e macieiras,etc, no crescente…

Na horta podemos semear agrião, alface, cenoura, couves, com excepção da couve-flor e brócolos. Pode plantar-se batata, mas em zonas secas e protegidas das geadas, alho, couve temporã, tremoço. Também pode semear-se fava, ervilha, nabiça, nabo, rabanete, beterraba e em camas quentes, alface, cebola, e tomate. É ainda altura de semear aveia, cevada, trigo e centeio.

No jardim, podemos estercar as covas para, na primavera, plantar árvores e arbustos. Devem colocar-se estacas para proteger as plantas do vento. É agora a altura para plantar bolbos de flores e para podar e plantar roseiras.

Por norma todas as sementeiras são efectuadas no minguante.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Show Buttons
Hide Buttons

Enjoy this blog? Please spread the word :)